Produzir Conteudo sem Ideias

Como Produzir Conteúdo Quando Estiver sem Ideias?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Ideias para conteúdos excelentes nem sempre vem fácil. Mesmo os escritores profissionais podem ficar presos sem ideias. Mas ainda assim, eles ainda conseguem gerar conteúdo de qualidade com frequência. Mas qual o segredo deles? Provavelmente usam essas técnicas que iremos demonstrar a seguir. Então se você sempre quis saber como produzir conteúdo mesmo quando estiver sem ideias, vamos aos principais truques utilizados por profissionais.

Inspire-se nos Outros

  • Você pode fazer uma lista “top 10 melhores postagens” de outros blogs
  • Conversar com os amigos para obter ideias. Amigos reais, amigos virtuais, amigos blogueiros. Converse mais.
  • Consiga ideias através de seus leitores perguntando o que gostariam de ler.
  • Entreviste alguém. Escrever algumas poucas questões básicas e genéricas para que outras pessoas respondam é muito mais fácil do que criar todo o conteúdo de um post. O legal é que, escolhendo as pessoas certas, você pode aprender bastante e ainda tornar o conteúdo do seu site muito mais rico e diferenciado. Entreviste pessoas interessantes do seu ramo!
  • Permita Guest Posts. Os Guest Posts são posts escritos por terceiros especialmente para seu site, num processo que ambos os lados ganham. Você ganha adquirindo conteúdo e a pessoa que postou ganha com publicidade, pois poderá se identificar e citar o próprio site / empresa na postagem. Entre em contato com blogueiros menores do seu ramo e pergunte se eles teriam interesse em participar. Mas obviamente, analise todo o conteúdo escrito por terceiros para garantir a qualidade.

Produzindo sem Produzir

Escrever conteúdo nem sempre se resume a criar algo totalmente novo e original. Na realidade, você pode criar excelentes postagens mesmo sem ser muito criativo. Que tal essas opções:

Estudos de Caso Positivos

Escolha uma Empresa / Produto / Site para fazer um estudo de caso positivo, considerando os seguintes pontos:

  • O que eles estão fazendo bem?
  • O que você gosta nessa empresa / produto / site?
  • O que os seus leitores podem aprender do estudo de caso?

Estudos de Caso Negativos

Escolha uma Empresa / Produto / Site que você NÃO GOSTA

  • O que eles estão fazendo mal / errado?
  • Por que você não gosta? Aponte os motivos
  • O que os leitores podem aprender a não fazer, de acordo com o exemplo que você citou?

Faça Análise de Alguma Coisa (Review)

Escolha um produto ou serviço e fale o que você gosta e não gosta, aponte suas características técnicas, pontos fortes, negativos, preço, e se você recomendaria ou não esse produto ou serviço para seus leitores. E nem precisa ser sobre experiência própria (apesar de ser mais fácil de falar sobre experiências próprias), você pode fazer pesquisas sobre esses produtos e serviços e apresentar a sua própria análise completa. A maioria das pessoas procura esses reviews antes de comprar um produto como por exemplo celular, computador, TV, etc.

Compartilhe seu Sucesso

Mostre as pessoas, passo a passo, como você chegou onde está hoje, mas:

  • Evite se gabar, apenas relate o que passou e como chegou lá.
  • Vá compartilhando as lições aprendidas ao decorrer do caminho.

Compartilhe seu Fracasso

Escreva sobre seus principais desafios e o que você aprendeu com eles.

Reviva o Conteúdo Antigo

Escolha alguns dos seus posts antigos mais uteis e faça postagens mais recentes falando sobre eles para que os novos leitores os conheçam. Não esqueça de linká-los e de colocar uma boa descrição ou explicação do assunto que se trata em cada link e pronto: conteúdo novo!

Faça Paralelos com Ícones da Cultura Popular ou o Que está na moda

Esse método exige que você inclua dois assuntos originalmente sem ligação alguma em um post, geralmente um assunto que seus leitores queiram conhecer mais, e um assunto que seus leitores são bem familiarizados.

Nessa técnica poderia se enquadrar por exemplo um assunto sobre negócios junto de um músico famoso. Exemplo de bons e chamativos títulos:

  • O que o Homem-Aranha Pode nos Ensinar sobre Marketing?
  • O que o Harry Potter nos Ensina sobre Criação de Conteúdo?
  • Guia Sílvio Santos de Empreendedorismo
  • O que o Shrek pode nos Ensinar sobre Design de Produto?
  • e por aí vai…

A inspiração para esses títulos pode vir de várias fontes, mas é importante que sejam ícones bem famosos, que a maioria das pessoas conheça, pois é isso que desperta interesse, justamente o contraste de um assunto que a pessoa conhece bem, e outro que ela quer aprender. Você pode utilizar as seguintes fontes para criar esses paralelos:

Filmes: Filmes populares são excelentes para novas ideias. Faça esse paralelo com Personagens ou o Próprio Filme.

Televisão: Escolha programas de TV que você acha que seu público-alvo assiste. Procure alguns dos programas de TV / Seriados mais populares entre seus leitores.

Quadrinhos / Desenho Animado: Quem não conhece a Turma da Mônica? E o Bob Esponja? E os super-heróis dos quadrinhos? Lembre-se que é importante fazer o paralelo com algo bem popular. Os super-heróis são bem fáceis de se encaixar nesse tipo de postagem.

Por exemplo, no caso do Homem-Aranha, para ilustrar, o Peter Parker era uma pessoa não muito interessante, mas bastou uma roupa chamativa e atitudes heroicas para passar a ser idolatrado por uns e odiado por outros. O que podemos tirar como lição dessa história? A aparência (design inovador) chama a atenção e suas atitudes (comportamento de sua empresa) podem gerar um feedback positivo ou negativo. Agora aplique isso ao ramo de atuação de seu site e tem uma excelente fonte de ideias para conteúdo, lembrando de sempre fazer o paralelo com o herói / personagem escolhido.

O que Está na Moda: dê uma olhada no Google Trends, filtre de acordo com a sua região, e descubra o que está quente no momento, e faça o paralelo em cima disso. Por exemplo, se você descobrir que a “Eleição de um novo presidente da Nicarágua chamado Joselito” é o assunto do momento e está sendo comentada em todos os cantos do Brasil, é uma excelente ideia fazer o paralelo da sua postagem com o tal do Joselito (exemplo fictício, obviamente).

Celebridades: Qualquer celebridade geralmente funciona bem, pois são conhecidas pela maioria. Pode ser cantor, ator, escritor, palestrante, comediante, etc. Exemplos: Faustão, Jô Soares, Gilberto Gil, Sandy, etc.

Como ser Criativo

Encontrando a Sua Inspiração

Às vezes, basta um pequeno passo para fazer com que sua criatividade comece a fluir novamente. Vamos listar agora algumas das melhores formas de fazer a Criatividade fluir novamente.

Movimente-se: Pare um pouco o que está fazendo e vá caminhar. Quebrar a rotina pode ajudar a “reiniciar” o cérebro, dar um reset! Mas isso não funciona com todo mundo, você tem que descobrir exatamente qual é o gatilho que funciona com você. As opções mais comuns desses gatilhos para o cérebro são: caminhada, corrida, natação, musculação, pedalar, dentre outros. Faça o que mais lhe agrada, mas movimente-se  e encontre seu gatilho, seja ativo! O próprio nome já diz cri-ATIVIDADE!

Assista à uma Peça: A própria atmosfera do teatro pode ser muito estimulante para a criatividade, e geralmente é uma opção melhor do que ir ao cinema, onde pouca coisa acontece.

Expanda seus Horizontes Culturais: Que tal ir conhecer um Restaurante de comida estrangeira que você nunca comeu? O simples fato de mudança no paladar pode ajudar a estimular a criatividade.

Torne Pessoal: Escreva algo pessoal ou relate um fato que aconteceu com você. Para alguns isso pode ser difícil, mas é uma forma excelente de fazer uma ligação mais próxima e pessoal com seus leitores.

Recicle: Reviva seu conteúdo antigo, reescrevendo-o, de acordo com o que você aprendeu sobre o assunto com o passar dos anos.

Ganhar Dinheiro Online é Possível

Se a sua intenção for ganhar dinheiro online, sem dúvidas recomendamos o treinamento da Máquina de Vendas Online (clique para acessar), desenvolvida pelo Tiago Bastos. Esse programa para ganhos online oferece uma verdadeira maleta de ferramentas necessárias para conseguir vender e ganhar dinheiro online. Esse é o passo principal para quem quer começar a ganhar dinheiro na internet ou até mesmo para quem já trabalha online e quer aumentar os ganhos de maneira exponencial.

Então é isso pessoal, esses foram os principais truques utilizados por profissionais para produzir conteúdo mesmo quando estiverem sem criatividade no momento. Espero que as informações sejam uteis no dia a dia de cada um de vocês, e que adotem essas dicas e logo vão ver o conteúdo fluindo como nunca. Até o próximo artigo!

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *