SEO 2016 Dicas Essenciais

SEO em 2016: Dicas Essenciais e Melhores Práticas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Se você ficou parado naquela metodologia SEO (Search Engine Optimization) antiga, é hora de acordar e entender o que é necessário ser feito em 2016. Dos últimos anos pra cá, muita coisa mudou.

Mas mesmo se você começou a utilizar SEO nos últimos meses, vai se surpreender como tudo muda rápido. A gente precisa estar sempre antenado com relação ao SEO, para conseguir obter sempre os melhores resultados.

Vamos dividir o artigo por 3 sessões principais:

  • Os Básicos do SEO em 2016
  • SEO na própria página
  • Otimização de Conteúdo

Então vamos lá?

Os Básicos do SEO em 2016

Configure o Google Analytics

O GA (Google Analytics) irá ajudá-lo a ficar por dentro de tudo o que acontece no seu site, incluindo detalhes sobre seus visitantes, características sobre os usuários e entender seu mercado de maneira melhor.

Coloque seu Site no Google Search Console e Bing Webmaster Tools

Essas ferramentas são importantes não apenas para analisar vários fatores sobre seu site, como também para informar aos motores de busca sobre novas atualizações no seu conteúdo, além de apontar as URLs corretas para cada uma dessas novas atualizações.

Verifique a Velocidade de Carregamento da Página no Google PageSpeed

Uma nota de 80-85 é considerada boa, tanto para dispositivos móveis como para desktop. Mas tenha em mente que se seu site leva mais de 2 ou 4 segundos para carregar, pode fazer com que o visitante aperte o botão de “voltar”. Pois é, isso acontece com mais frequência do que imaginamos. Google PageSpeed: https://developers.google.com/speed/pagespeed/

Sua Plataforma de Gerenciamento de Conteúdo deve Ser bem Equipada

Você utiliza WordPress? Joomla? Drupal? Blogger? Independente da plataforma que você usa para publicar conteúdo, você precisa que exista alguma opção disponível para mudar as seguintes opções: escrever título personalizado, descrição, tags de imagem (como alt tag), H tags (H1, H2…) e tags de página. Essa plataforma também deve permitir que você formate seu artigo com negrito, itálico, verificação de ortografia, etc. Se a plataforma não permite essas alterações no seu conteúdo nativamente, procure por plugins que façam isso.

Faça seu Site ser Responsivo

O seu site deve proporcionar uma boa experiência de navegação tanto em desktop, tablets, smartphones, tvs, etc.

Confirme que seu layout se adapta com precisão em cada um dos dispositivos de navegação. Existem alguns temas que são prontos pra isso, se adaptando automaticamente para cada dispositivo que o usuário estiver utilizando.

Site Responsivo

Verifique se há Links Quebrados

Nesse ponto, existem 2 tipos de links a serem verificados. Verifique os links quebrados que partem do seu site, e também os links de outros sites apontando para o seu.

  • Para verificar links quebrados que partem do seu site: utilize uma ferramenta como o Xenu (clique). É grátis e imbatível. Com ela você terá um relatório completo da situação de cada link partindo de seu website.
  • Para verificar links quebrados que partem de outros websites para o seu: utilize o próprio Google Search Console e navegue até a área Rastreamento -> Errros de Rastreamento -> Erros de URL. Nessa seção você poderá verificar quais links de outros websites apontam para páginas inexistentes no seu. É importante então configurar um redirecionamento dessas urls para conteúdo relevante no seu site.

Validação de HTML e CSS

Você precisa validar o código e formatação do HTML e do CSS com relação ao W3C, utilizando ferramentas como o HTML Validator e o CSS validator. Analise os relatórios e caso exista algum erro, corrija-os o quanto antes.

Crie e Envie um Sitemap para os Motores de Busca

O sitemap é um arquivinho .xml que contém um verdadeiro mapa do seu site, listando todas as urls de seu conteúdo. Envie o Sitemap para o Google e Bing utilizando as ferramentas que já indicamos no artigo: Google Search Console e Bing Webmaster Tools.

Crie e Envie um Arquivo Robots.txt

O Arquivo Robots instrui os motores de busca a respeito de quais páginas os “robôzinhos” devem acessar e listar em seus resultados de busca. É importante utilizar um arquivo Robots para que áreas restritas de seu site não apareçam nos resultados de busca (por exemplo áreas de administração, áreas privadas, etc).

Faça uma Checagem de SEO

Depois que seu site for enviado para o Google Search Console, analise todas as seguintes áreas dessa ferramenta:

  • Dados Estruturados para identificar erros em snippets
  • Melhorias de HTML: uma das áreas mais importantes, irá sugerir algumas mudanças de acordo com o código do seu website e SEO (se houver necessidade)
  • Facilidade de uso em dispositivos móveis: nessa área você poderá verificar se há algum erro na exibição de seu site para celulares e tablets.
  • Ações Manuais: para verificar se seu site foi penalizado pelo Google
  • Recursos Bloqueados: para verificar se alguma URL foi bloqueada pelo motor de busca
  • Erros de Rastreamento: descobrir erros que o Google possa ter encontrado quando navegou pelo seu site. Inclusive páginas não encontradas.
  • Testar Robots.txt: para ver qualquer erro relacionado ao arquivo Robots.

Google Search Console 2016

Garanta sua Marcas nas Redes Sociais

Garanta sua marca ou URL em cada uma das redes sociais e diretórios (Facebook, Twitter, Google+, Linkedin, etc).

SEO na Página

Faça uma Pesquisa por Palavras-Chave Atualizadas

Utilize o KeywordPlanner do Google para esse fim. Busque por novas ideias e analise as palavras-chave mais utilizadas em 2016 para seu ramo de atuação. Anote as mais interessantes e utilize-as em seu site de maneira inteligente, fazendo parte do conteúdo.

Utilize também o Google Trends para ficar por dentro dos assuntos que estão na moda no momento, de acordo com as regiões e palavras-chave.

Título, Descrição e ALT Tags

  • Limite de Título de cada página do seu site: 60-65 caracteres, começando com uma boa palavra-chave.
  • Limite da Descrição de cada página: 155 caracteres
  • Se trabalha com vendas, coloque seu telefone na descrição da página. Dessa forma, mesmo que a pessoa acabe não entrando no seu site, poderá ligar logo ao ver o número na página de resultados de busca do Google.
  • Utilize as ALT Tags corretamente em absolutamente todas as imagens do seu site.

Cabeçalhos e Links Internos

  • Use as H-tags (H1, H2, H3…) para destacar seções e subseções de seu conteúdo.
  • Utilize links internos. Interligue os conteúdos de seu site que abordam o mesmo assunto.

Otimização do Conteúdo

Como seu conteúdo soa se for lido em voz alta? Ele soa natural ou parece robótico, cheio de palavras-chave jogadas aqui e ali de maneira forçada? Siga essas regras:

  • Escreva de forma natural, como numa conversa.
  • Garanta que o conteúdo do artigo tenha relação direta com o título.
  • Escreva de forma clara, fácil de entender, a não ser que esteja escrevendo artigos científicos ou técnicos.
  • Escreva artigos completos, com sentido e que informe seus leitores de maneira genuína.
  • Use vídeos e imagens para complementar seu conteúdo.

Conclusão

Siga essas dicas para SEO em 2016 e com certeza verá impacto positivo nos resultados de seu site.

Mas tenha sempre em mente que SEO não é apenas otimização técnica, mesmo que seja super importante. SEO também é oferecer um conteúdo de qualidade máxima para o público-alvo correto.

Produza mais, produza conteúdo com qualidade, e isso aliado a parte técnica impecável é o que lhe fará ter destaque nesse mercado tão disputado. Você sempre tem que ser superior ao seu concorrente, proporcionando conteúdo de cair o queixo, que ganha cliques e traz muito lucro.

Experimente ter essa mentalidade e você nunca mais ficará para trás de absolutamente ninguém.

Ganhar Dinheiro Online é Possível

Se a sua intenção for ganhar dinheiro online, sem dúvidas recomendamos o treinamento da Máquina de Vendas Online (clique para acessar), desenvolvida pelo Tiago Bastos. Esse programa para ganhos online oferece uma verdadeira maleta de ferramentas necessárias para conseguir vender e ganhar dinheiro online. Esse é o passo principal para quem quer começar a ganhar dinheiro na internet ou até mesmo para quem já trabalha online e quer aumentar os ganhos de maneira exponencial.

E você, tem alguma técnica SEO que está aplicando em 2016 que a gente não listou? Conte pra gente ali embaixo, nos comentários! Espero que tenhamo gostado das informações, um bom trabalho a todos e até o próximo artigo!

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *